As linhas no futebol
Se há coisa que me intriga bastante é a quantidade exorbitante de linhas que existem no futebol. Temos linhas que decidem o espaço onde só um fulano pode agarrar na bola à mão, temos um espaço onde começa o jogo, temos uma linha que divide o campo em duas metades, temos até uma linha que nos impede de continuar a jogar. Uma confusão pegada…
Então quer dizer, agora um tipo já nem pode jogar em paz! Já não podemos correr livremente com a bola como o Djaló gosta tanto porque nos arriscamos a sofrer um lançamento de linha lateral. Depois admiram-se que os adeptos exijam mais proximidade com os jogadores. Assim é complicado, se nos aproximarmos deles com a bola nos pés, já estamos fora do terreno de jogo. Mas que mania de dividir a relva, se ela é toda igual. Para isso, o espaço que não fosse para ser utilizado em modo jogável, enchia-se de casca de pinheiro ou de gravilha para estabelecer a diferença.
Além disso, estas linhas tornam-se um pretexto para a corrupção em terreno. Imaginem agora quando o Ginásio de Alcobaça for jogar ao estádio do Beneditense. Os beneditinos podem desenhar a linha de saída mesmo à entrada da área dos homens do Ginásio e os pontapés de saída podem tornar-se verdadeiros penaltys, ou podem até desenhar a zona de penalty mesmo em cima da linha de golo. Para quem se queixa da corrupção financeira, esta medida ia ser um choque.
Vejam bem que as linhas são tão desnecessárias que só geram confusão. Se não houvesse linha de golo, não existia tanta polémica quanto ao “suposto” golo de Petit. E esta linha está a ganhar tanto protagonismo que já tem um sistema de vigilância apertado por mais dois árbitros, que agora até vão ser auxiliados por uns mecanismos quaisquer. Estou a ver que um dia as outras linhas do campo, invejosas do destaque que essa linha tem, se unem todas e fazem greve à hora do jogo. Estou para ver como é que era depois. O Rui Patrício marcava um golo e o Roberto conseguia fazer a primeira defesa do século.
Estas linhas só estão a destabilizar o nosso futebol. Se continuarmos a aumentar o número de linhas por campo, qualquer dia um grupo delas decide criar um evento no Facebook do estilo “Vamos dominar o mundo” e aí, juntam-se todas umas às outras e tramam-nos. Ah pois é, andam todos preocupados com o fim da humanidade em 2012 e com a invasão dos ovnis e ainda vamos ter uma surpresa bem mais desportiva. Irra para as linhas no futebol!
Fernando Gil Teixeira